Quem Somos
A Rota Amazônia Atlântica é uma rota turística que oferece uma ampla variedade de experiências agroecológicas e orgânicas na região norte do Brasil. O 1° roteiro turístico da Região Norte do país a ser validado pelo Ministério do Turismo no Projeto Experiencias Brasil Rural com ênfase em frutas na Amazônia e promovendo na região o desenvolvimento sustentável de produtores rurais e protegendo os biomas, enquanto destaca os benefícios potenciais do turismo sustentável para a natureza local. O objetivo é valorizar a cultura local e a biodiversidade amazônica, enquanto se vivencia o turismo ecológico de forma consciente.
A rota é composta por diversas atividades produtivas agroecológicas e orgânicas, como a formação e manutenção da roça, os processos produtivos da agroindústria artesanal, o manejo da agrofloresta sustentável e a verticalização da cadeia produtiva. Além disso, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a cultura local e saborear a comida regional, por exemplo, por meio de um passeio guiado por um pescador local que mostra os benefícios da floresta de manguezal para a população, onde após esses passeios acontece um banquete de culinária local.
Um dos locais mais interessantes da Rota Amazônia Atlântica é a Fazenda Bacuri, que combina a biodiversidade amazônica com o empreendedorismo sustentável de uma família produtora rural. Os visitantes podem caminhar pela agrofloresta, meditar, observar diferentes espécies de plantas e animais, visitar colmeias de abelhas e saborear um menu exclusivo com sabores locais. Outra experiência é o Sítio Raiz, que foca no processo artesanal de produção da farinha de mandioca lavada, permitindo aos visitantes aprender sobre a cultura local e saborear comida típica.
A rota inclui também passeios históricos, como o Retumbão, que oferece uma viagem no tempo pela cidade de Bragança, no nordeste do Pará. Os visitantes podem apreciar as ruas históricas e as construções coloniais, além de conhecer a cultura local, como o artesanato de cerâmica marajoara. Os municípios presentes na rota são Augusto Corrêa e Bragança, localizados no litoral nordeste do estado do Pará.
A proteção, o cuidado e desenvolvimento sustentável do bioma que a Rota está é o principal objetivo. Dessa maneira, o papel de fomentar o desenvolvimento dos produtores rurais fica cada vez mais efetivo, fortalecendo exponencialmente o impacto positivo na natureza local. A Rota Amazônia Atlântica é um modelo de turismo ecológico baseado na comunidade, que promove o desenvolvimento sustentável de produtores rurais enquanto preserva o meio ambiente. A experiência dessa rota pode servir de base para outras localidades implementarem um turismo de experiência de base comunitária, provando assim que o turismo sustentável traz benefícios para a natureza local.
Hoje a rota é composta por 5 colaboradores: Fazenda Bacuri, Sitio Raiz, Hotel Urumajó, Perimerim Rota, Ipê Porã.
https://www.instagram.com/rotaamazoniaatlantica/